VISÃO IGREJA BATISTA NACIONAL DE GIRUÁ

Edificar templos de sacrifício vivo, santo e agradável a Deus tornando cada lar uma extensão da igreja e cada família um altar da presença do Pai, produzindo o crescimento do Corpo pela multiplicação de cada célula através do poder do Espírito Santo.

PARA REFLETIR

NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ TEM DE DEUS, MAS O QUANTO DEUS TEM DE VOCÊ!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MINISTRO OU DIRIGENTE DE LOUVOR?

O QUE QUER DIZER O TERMO MINISTRO ?

1) SERVO { RA Sl 103.21; Jo 18.36}.
2) Empregado {Rm 13.4}.
3) Conselheiro; auxiliar { RA 2Sm 8.18}.
4) Pessoa designada para exercer um MINISTÉRIO (2) {2Cr 29.11; At 26.16}.
5) O servo de Cristo que, na igreja, prega a palavra e administra o batismo, a ceia, etc. {1Co 4.1; Ef 6.21; 1Tm 4.6}.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O primeiro princípio que devemos ter em mente é que todos somos ministros.( Romanos 12:7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;). TODOS OS LEVITAS MINISTRAVAM (SERVIAM) NA CASA DO SENHOR (Crônicas 25:6 Todos estes estavam sob a direção respectivamente de seus pais, para o canto da Casa do SENHOR, com címbalos, alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus, estando Asafe, Jedutum e Hemã debaixo das ordens do rei.)
A Bíblia não menciona o termo ministro para designar o encarregado na adoração através dos louvores. O termos usados são: DIRIGIR (1 Crônicas 6:31 São estes os que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do SENHOR, depois que a arca teve repouso); (1 Crônicas 15:22 Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso); e CONDUZIR (1 Crônicas 15:21 Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias, com harpas, em tom de oitava, para conduzir o canto). Desta forma a melhor nomenclatura seria DIRIGENTE ou CONDUTOR do louvor. O termo MINISTRO pode confundir a função real do encarregado do louvor, é o que veremos no próximo ponto.
Segundo princípio: o dirigente do louvor não é o pregador. É de praxe o DIRIGENTE que se denomina MINISTRO, confundir sua função e achar que é ministro do Evangelho, função essa na igreja, exclusiva do pastor. A mensagem de Deus que o dirigente de louvor entrega é cantada e não pregada. Você pode estar pensando agora em pessoas famosas que você já viu ministrar e pregar tais como: André Valadão, Fernanda Brum, David Quilam, PG, Ludimila, Cristiano Batiston entre outros. Todos eles são pastores que exercem seu ministério através da música. Um exemplo de compreenção do ministério levítico é Davi Silva, ele conduz os louvores e o Pr. Mike é quem prega.
Terceiro princípio: os cultos dominicais não são conferências de adoração. O dirigente não pode escolher períodos muito extensos de adoração de forma que se torne cansativo e constrangedor. O ideal é que o período de louvor não ultrapasse 30 min, e apresente um “cardápio” variado com músicas de exaltação, celebração, comunhão, adoração, contrição, e evangelismo. Isso não significa também que deve ser sempre assim! Lembre-se o período de louvor deve proporcionar um “gostinho de quero mais” e não “empanturrar” os ouvintes!Tenha estilo próprio, avalie a necessidade de sua igreja e acima de tudo deixe que o Espírito Santo faça a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário