VISÃO IGREJA BATISTA NACIONAL DE GIRUÁ

Edificar templos de sacrifício vivo, santo e agradável a Deus tornando cada lar uma extensão da igreja e cada família um altar da presença do Pai, produzindo o crescimento do Corpo pela multiplicação de cada célula através do poder do Espírito Santo.

PARA REFLETIR

NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ TEM DE DEUS, MAS O QUANTO DEUS TEM DE VOCÊ!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As Sete Igrejas do Apocalipse - uma análise para o crescimento da igreja

Igreja - Elogio- Crítica- Instrução- Promessa - Ap 2.1-3.22
Éfeso (2. 1-7) Reijeita o mal persevera é paciente. O amor por Cristo não é mais fervoroso. Praticar as primeiras obras. A árvore da vida.
Esmirna (2. 8-11) Suporta graciosamente o sofrimento.Ser fiel até a morte. A coroa da vida
Pérgamo (2. 12-17) Mantém a fé em Cristo Tolera a imoralidade, a idolatria e heresias. Arrepender-se. O maná escondido e uma pedra branca com um novo nome.
Tiatira (2.18-29) Amor, serviço, fé e perseverança são maiores do antes. Tolera o culto idólatra e a imoralidade. A chegada do julgamento; manter a fé .Autoridade sobre as nações a estrela da manhã.
Sardes (3. 1-6) Alguns têm mantido a fé. Uma igreja morta. Arrepender-se; fortalecer o que resta. Os fies serão honrados e vestidos de branco.
Filadélfia (3. 7-13) Persevera na fé. Manter a fé. Um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
Laodicéia (3. 14-22) É indiferente. Ser zeloso e arrepender-se. Compartilhar do trono de Deus.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude

No texto acima podemos ver a orientação de Jesus para cada igreja. Observamos agora os pontos fundamentais para o crescimento da igreja analisando cada uma das sete igrejas apresentadas no apocalipse:
   A igreja de Éfeso é elogiada a rejeição do mal a perseverança e a paciência. No entanto mesmo com esses elementos positivos é possível perder o primeiro amor. Quando nos convertemos temos aquele desejo de ganhar o mundo em uma semana! Este impulso revela a paixão que nos move a ver outras pessoas, como nós conhecendo a graça de Deus. Este primeiro amor, estas obras não podem esfriar nem deixar de existir numa igreja que quer ver o crescimento do Reino de Deus. Este é o primeiro tópico que pode ser visto.
   Outro ponto apresentado através da igreja de Esmirna é o de suportar graciosamente o sofrimento. O termo parece contradizente “suportar graciosamente o sofrimento” Mas revela a graça do Senhor até mesmo no sofrimento. Este é um ponto chave para o crescimento da igreja, suportar com a Graça de Cristo. Pois sendo assim os problemas não tirarão o foco da igreja para que ela possa ser fiel até a morte. Interessante é perceber que o Senhor não promete o livramento da morte para sua igreja, entretanto libera sua graça para enfrentá-la.
   Na igreja de Pérgamo, destaca-se um grupo que mantém a fé em Cristo, contudo tolera a imoralidade, a idolatria e heresias. Isso acontece muito nos dias de hoje. Igrejas onde até mesmo seus líderes são imorais, a idolatria talvez não se estenda a estátuas, mas revela-se na veneração de ícones da música gospel e até mesmo de pregadores da Palavra de Deus. A solução tanto para aqueles como para estes é o arrependimento que é uma peça fundamental para que se possa prosseguir crescendo como igreja.
   Tiatira revela-se uma igreja em evolução. No entanto seu progresso é mínimo e como Pérgamo tolera coisas que Deus abomina como falsos profetas, prostituição e comidas sacrificadas a ídolos. A ordem do Senhor como outrora também é arrependimento.
    Já Sardes é tido como uma igreja morta. Jesus instrui para que eles fortaleçam aquilo que ainda está vivo antes que também morra. Esta é uma igreja que professa estar viva, mas suas obras testificam sua morte. Podemos avaliar para o crescimento da igreja através de Sardes a importância do testemunho e do discipulado para a consolidação da igreja.
   Com a igreja de Filadélfia vemos a importância de ser perseverante e continuar perseverante na fé. E a igreja de Laodicéia demonstra a frieza de uma igreja que não se importa com mais nada e denota apenas religiosidade. Deus chega a dizer que era melhor que fossem frios do que o estado em que se encontram como mornos, e fala que devido a isto os vomitará de sua boca. Os dispensassionalistas afirmam ser essa a igreja da atualidade. A última fase de esfriamento espiritual antes da vinda do Senhor. Independentemente da interpretação a lição é clara: há necessidade de arrependimento e de trabalho em prol do crescimento da igreja, pois a indiferença é abominação ao Senhor.













Nenhum comentário:

Postar um comentário