VISÃO IGREJA BATISTA NACIONAL DE GIRUÁ

Edificar templos de sacrifício vivo, santo e agradável a Deus tornando cada lar uma extensão da igreja e cada família um altar da presença do Pai, produzindo o crescimento do Corpo pela multiplicação de cada célula através do poder do Espírito Santo.

PARA REFLETIR

NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ TEM DE DEUS, MAS O QUANTO DEUS TEM DE VOCÊ!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O que é música evangelística?

Em primeira análise, precisamos pensar  no que é evangelismo. Precisamos nos basear  na  maneira  como Jesus expunha o Reino de Deus. Jesus andava sempre com as multidões e pecadores. Ele não media esforços para estar com o povo, comer com o povo e andar como o povo andava. Jesus se identificava com as pessoas, aculturava-se , porém , não se contaminava com o pecado deles. Antes os influenciava, pois se importava com a maneira  que o povo via, agia e fazia as coisas, ensinando-os a maneira correta (Mt 4.23).
Jesus ensinava por meio de parábolas. Contudo ele não usava sempre a mesma parábola. Ele tinha o método, mas o exemplo variava de situação para situação ( grão de mostarda, bom samaritano, Joio e trigo, o semeador...). Seu ensino usava tudo que o povo estava acostumado a ver ao seu redor (aves do céu, lirios do campo...), tudo que era comum e típico na época ( não deixando de ser atual ainda hoje).
Poderíamos perguntar: o que tudo isso tem a ver com música evangelística ? Tudo. Em primeiro lugar, a boa  música evangelística precisa ser bíblica. Pois a Bíblia nos afirma em Romanos 10. 17 que “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”. E sendo bíblica, deve estar baseada no ensino de Jesus. Ele mesmo disse em João 8.32 “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e em João 17.17 Jesus diz: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. A música evangelística precisa cantar a Palavra de Deus, que é suficiente em seu conteúdo para transformar vidas através da ação do Espírito Santo, sendo um  canal para levar essa Verdade. Precisa estar baseada no que Jesus fez  e em como Ele agiu. Ir de encontro as necessidades cotidianas do povo, falar daquilo que eles conhecem numa linguagem simples e direta, sem contudo perder a beleza e a poesia, pois assim eram as palavras do Senhor. Ela precisa ser clara e objetiva.
Jesus ensinou de diversas formas, e muitas vezes era necessário explicar novamente para que cada pessoa entendesse sua mensagem. Nossa música precisa ser variada para alcançar todas as pessoas, para que cada pessoa entenda na sua própria maneira de ser no seu próprio estilo. Isso é evangelismo. A Palavra de Deus não está presa numa forma única , ela  é transcendente, entretanto ela respeita a individualidade humana sem jamais arrombar  uma porta. Ela entra a medida que a pessoa permite, respeitando a maneira de ser da cada um, e quando esta lá dentro  aí sim torna tudo novo.
Em segundo lugar a boa música evangelística precisa ser cristocêntrica . Já falamos de Jesus como modelo para  disseminar a música. Mas o fato da musica ser cristocêntrica envolve mais responsabilidades. A música precisa falar do sacrifício de Jesus como único e suficiente para salvar o pecador. Precisa confrontar o pecador com seu pecado, enfatizando a graça de Cristo, Sua misericórdia e poder transformador, assim como o juízo sobre aqueles que o rejeitam. Ao olharmos esses termos, parece pesado demais para por numa música, no entanto essas são as verdades que o mundo precisa e deve ouvir numa boa música evangelística. Jesus sempre amou o pecador, mas nunca foi conivente com o pecado e nunca disse meias verdades. Essas são as características de uma música cristocêntrica.
Por fim, uma boa música evangelística precisa enfatizar a plenitude do Reino de Deus. Sabemos que somos chamados para ajudar estabelecer o Reino de Deus na terra, contudo esse não é o propósito final. Precisamos ensinar em nossas músicas que o Reino de Deus aqui na terra é espiritual, sobrenatural e pregarmos com urgência a volta de Cristo. O mundo hoje, e até mesmo muitos crentes, tem vivido como se estivessem esquecido que Cristo vai voltar . A boa música evangelística deve lembrar que essa vida aqui é passageira. Que não devemos nos prender ao que ela nos oferece, mas estarmos com os olhos fitos no Reino de Deus para que recebamos a coroa que está guardada para aqueles que amam a sua vinda ( IITm 4.8).

Deus o abençoe! Pr. Agnaldo Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário