VISÃO IGREJA BATISTA NACIONAL DE GIRUÁ

Edificar templos de sacrifício vivo, santo e agradável a Deus tornando cada lar uma extensão da igreja e cada família um altar da presença do Pai, produzindo o crescimento do Corpo pela multiplicação de cada célula através do poder do Espírito Santo.

PARA REFLETIR

NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ TEM DE DEUS, MAS O QUANTO DEUS TEM DE VOCÊ!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A IGREJA DEVE FAZER RETIRO NO CARNAVAL?

Confesso que tal dúvida já ocorreu em minha mente anos atrás. Principalmente após discursos inflamados de pastores (geralmente pré-carnaval) que diziam que a igreja devia ser sal e luz nesses momentos e não se refugiar num recondido secreto como se temesse o mundo, enquanto jovens se perdiam na libertinagem promovida por tal evento.
No entanto ao olharmos à Palavra encontramos alguns textos que gostaria de destacar: 2Tm 2.22 diz:" Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor". Se o próprio Senhor nos ensina que devemos fugir, meu conselho é fuja mesmo!Quando José foi tentado ( ou melhor atacado) pela esposa de Potifar (Gn 39. 12), ele literalmente fugiu pois ela o agarrara a ponto de ele ter que fugir nú deixando apenas sua roupa nas mãos dela. Com as coisas de Deus não devemos brincar! Com certeza José despertou algum desejo, mas por amor a seu Deus preferiu fugir. A Biblia não fala que não teremos desejos, mas que deveremos fugir deles quando surgirem.
Analisando o parágrafo acima, creio que é muito difícil para um jovem, menino ou menina, evangelizar durante o carnaval. Não adianta ser hipócrita e querer espiritualizar tudo, somos corpo, alma e espírito, e a natureza que alimentarmos essa prevalecerá. Não creio que um jovem, por mais cheio de Deus que esteja, consiga evangelizar uma menina seminua ou vice versa num ambiente dominado pelo maligno . No Salmo 101.3 Davi diz: "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim". Precisamos discernir as coisas quando são estratégias ou ciladas, pois se a pessoa for nova na fé e quiser participar de um movimento evangelístico destes num sambódramo poderá cair na fé.
Outro texto muito importante é 1João 2. 15-16 "Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo". Sabemos que os desejos começam nos olhos, Jesus assim falou e alertou "pois os olhos são a luz da alma". Eva foi ludibriada pela serpente justamente pelos olhos, que depertaram os desejos citados em 1João, vejamos: "A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu". Portanto é melhor fugir!
Você pode estar pensando agora: " não concordo, pois Jesus amava a todos e buscava os perdidos, fosse eles prostitutas, ladrões, malfeitores, adúlteros..."Precisamos analisar como Jesus agia. Ele sempre buscava essas pessoas mas os trazia para o seu ambiente para confrontá-las e salvá-las! Em João 4 ele encontra uma mulher adúltera a sós num poço e muda a vida dela. Em Lucas 19, Jesus muda a vida de um ladrão chamado Zaqueu, não em seu ambiente de trabalho onde ele roubava, mas particularmente em sua casa! Em João 8, lhe apresentam uma mulher pega em adultério, e Jesus mudou vida dela num diálogo particular, mas não foi ele quem deu o flagra! Em Lucas 7 ele tem um encontro com uma mulher pecadora, mas foi na casa de um fariseu e pela presença de Jesus e o encontro que teve com ele, ela ficou conhecida como uma adoradora extravagante!
Enfim, creio que um retiro de carnaval não é apenas um refúgio para os crentes fugirem, mas um lugar de encontro com Jesus para os não crentes. No retiro de carnaval para cumprir sua plena finalidade deve-se convidar pessoas com pré-disposição para tal, pessoas que se não lhes for apresentada outra opção estarão lá se perdendo na "festa da carne". Este é o sentido da igreja se retirar! E quanto a efetividade do evangelismo no carnaval, para aqueles que assim optarem fazê-lo, dou minha recomendação, use o último dia do feriado e visite as concentrações dos blocos pela manhã, lá, após todo o engano da falsa alegria, você encontrará dezenas de jovens levantando de um porre, alguns até nus, sem saber com quem tiveram relações na noite anterior, pessoas desesperadas pois terão que enfrentar a dura realidade da vida sem Deus. Aí então igreja, evangelize! Apresente a solução para a vida deles! JESUS, A ÚNICA ESPERANÇA!

Deus abençoe vocês!
Pr. Agnaldo Felipe


Um comentário:

  1. mtu bom, obrigada pastor!! tirou minha duvida quanto a esse assunto,pois sempre tive muitas duvidas quanto a isso,via mtus pastores flando contra e tal,de que as egrejas naun podian fugir...mais é isso msm, o bom é q o senhor explicou dentro da biblia! E tem mais, eu acho q diviamos agir é antes do carnaval!! evangelizando e tal,pq se eles fazem o q fazem no caranval é pq isso ja estava em seus corações!! o pecado ja estava ali. mtu obrigada!

    ResponderExcluir